ESCOLAS LITERÁRIAS: ARCADISMO, RESUMO, CONTEXTO HISTÓRICO E CARACTERÍSTICAS

Você aí! Está com dificuldade para entender o Arcadismo? Essa escola literária pode ser chamada tanto de arcadismo quanto de neoclassicismo. O primeiro, por conta da cidade de Arcádia, cidade pastoreira que representa bem os valores desse movimento. O segundo, pela retomada de valores do período clássico (grego).

Para entender melhor o motivo dessa busca por tranquilidade e outros aspectos desse momento da literatura, nosso vídeo resumo vai te ajudar bastante.

Vídeo resumo do arcadismo

No vídeo abaixo, a prô Taty aqui do Vá Ler Um Livro explica o que estava acontecendo no mundo para o surgimento da escola literária, bem como as obras principais e autores. Tem até indicação de filme para você conseguir absorver melhor o conteúdo!

E aí? Agora já está por dentro do Arcadismo, né? Veja logo aqui embaixo uma revisão dos principais pontos!

Principais características do arcadismo

Bucolismo: nessa escola literária, há uma grande  valorização da vida no campo, que é transmitido pela expressão “Fugere urbem”. Ou seja, fugir da cidade. A vida urbana é muito criticada e a reconexão com a natureza parece ser uma saída.

Inutilia truncat: cortar tudo que é inútil, no estilo de vida, nas narrativas e inclusive na linguagem.

Carpe Diem: Apesar de muitos não conhecerem, é do momento arcadista da arte em que surge o conceito de aproveitar o dia. Esse conselho incentiva a viver o hoje, o momento. Isso faz muito sentido se pensarmos que o arcadismo vem depois do barroco, que se preocupava sempre com a vida eterna, por exemplo.

Se você ainda não conhece nosso canal no YouTube, nós ajudamos todos que querem prestar vestibulares. Pode contar com com resenhas e resumos dos livros obrigatórios, indicações. Todo o conteúdo que você precisa para responder bem as questões de literatura da FUVEST, ENEM, vestibulares em geral e concursos.

Vem estudar com a gente! Acesse o canal Vá Ler Um Livro no Youtube.

 

Tags:
Por





Comments are closed.

Fale Conosco

Encontre-nos em outros lugares...