ESCOLAS LITERÁRIAS: ROMANTISMO, RESUMO, CONTEXTO HISTÓRICO E CARACTERÍSTICAS

Quer saber mais sobre o Romantismo? Essa escola literária começou lá em Portugal, no século XIX, mas ela também teve algumas manifestações e grandes autores aqui no Brasil também. Para entender mas sobre essa escola literária e seu contexto histórico, acompanhe nossa vídeo-aula abaixo.

As escolas literárias precisam ser entendidas de maneira ampla. Isso inclui seu contexto histórico, as principais obras e o nome dos autores mais importantes do movimento.

Essa escola é de grande importância para entender os movimentos literários que antecedem o quinhentismo, que foi a primeira escola literária reconhecida no Brasil. Contudo, se você não entendeu os conteúdos sobre essa escola até agora, não precisa se preocupar! Você  pode acompanhar tudo com o professor Guto no vídeo logo abaixo.

Vídeo aula do romantismo (resumo)

Para saber mais sobre o Romantismo, acompanhe nossa vídeo aula que resume o que você precisa saber!

ROMANTISMO: Principais características

Subjetivismo. O eu, os meus sentimentos e o saudosismo. Já que a vida não é como ele gostaria, o homem romântico encontra algum consolo em suas memórias e na sua imaginação, onde o mundo pode ser perfeito.

Idealização da mulher. A mulher romântica é pura, boa e perfeita. Ela parece sempre inalcançável, por ser tão pura. O homem romântico sonha e espera ter para si essa mulher.

Patriotismo. Idealização da pátria e das riquezas naturais, da pátria. Descrições detalhadas dos lugares (cenários) e o uso da natureza como metáforas e analogias para descrever a vida e também a mulher amada.

Você já conhece o nosso canal no youtube? Nós falamos de literatura em geral e ajudamos quem quer prestar algum vestibular com resenhas dos livros obrigatórios, indicações e todo o conteúdo que você precisa conhecer para se dar bem nas questões de literatura da FUVEST, ENEM, vestibulares em geral e concursos. Se quiser saber mais sobre o mundo dos livros e literatura, acesse o canal Vá Ler Um Livro no Youtube.

Tags:
Por





Comments are closed.

Fale Conosco

Encontre-nos em outros lugares...