QUINHENTISMO: RESUMO, CARACTERÍSTICAS, CONTEXTO HISTÓRICO, PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS DA ESCOLA LITERÁRIA

Você está procurando sobre o Quinhentismo? Veio no lugar certo! Antes de ler sobre essa escola literária que abriu as portas da literatura portuguesa aqui no Brasil, dá uma olhada rapidinho nesse vídeo, já vai te dar uma baita ajuda!

Viu? Então se liga nesse post e vamos ver os principais pontos desse movimento literário!


Quinhentismo: resumo e características da escola literária

A última escola que falamos aqui no Vá Ler um Livro foi o Humanismo.  Agora chegou a vez de você ficar expert no Quinhentismo (sim, de 500 mesmo, já que essa escola literária começou em 1500).

Sabe aquela pessoa diferentona? Então, o Quinhentismo é ela, só que dentro das escolas literárias brasileiras! Os indígenas viviam nessas terras tranquilamente, com sua própria cultura, até que os portugueses chegaram pra colonizar e trouxeram o quinhentismo consigo, começando com a Carta de Pero Vaz de Caminha.

Algumas características são:

– textos descritivos e informativos;

– linguagem simples;

– utilização de adjetivos.

+ Veja também nosso resumo sobre trovadorismo

Contexto histórico do Quinhentismo

apresentação-peça-quinhentistaOs indígenas estavam de boa, quando Pedro Álvares Cabral desembarcou aqui com seu squad e falou para os indígenas ‘tudo bom, meninas? Acabei de descobrir essas terras, vamos ficar aqui por uns tempos”. Entre essa galera estava o Pero Vaz de Caminha, que fez um texto descrevendo o Brasil. Ele pegou esse relatório e mandou lá para Portugal, afinal, o Rei D. Manoel não sabia que aqui existia nem o que estava rolando.

Literatura Informativa na escola quinhentista 

Dentro do Quinhentismo temos dois tipos de texto: a primeira é a literatura informativa, como esse relatório que o Pero Vaz de Caminha fez e enviou para o Rei de Portugal, D. Manoel. Você pode ler a carta clicando aqui.



Literatura Jesuítica no quinhentismo

Outro modelo de literatura nessa época era a literatura jesuítica (jesuítica, que vem de Jesus), feita para catequizar os índios. O que isso quer dizer? A galera de Portugal viu os índios aqui de boa, sem acreditar no cristianismo, então resolveram converte-los. Para isso, eles usaram o teatro, que é uma literatura de fácil compreensão (porque podemos ver os gestos dos atores, expressões, figurinos. No texto escrito, só contamos com a imaginação).

Mas espera aí, os índios não falavam português… Como eles iam entender? Por isso o padre José de Anchieta estudou a língua dos índios e escreveu a primeira gramática tupi-guarani, assim, a comunicação entre os indígenas e portugueses funcionou muito melhor.

O quinhentismo é um movimento literário brasileiro?

O quinhentismo foi a primeira literatura em língua portuguesa escrita no Brasil! Mas… Por portugueses?! Há muita discussão sobre a quem pertence essa literatura e a quem ela representa, mas, para todos os efeitos, essa é a primeira escola literária que ocorre no Brasil.