5 escritoras lésbicas que você precisa conhecer

Já é difícil vermos mulheres na literatura, quem dirá lésbicas. Mas calma, se você procura escritoras lésbicas para conhecer e ler, nós podemos te ajudar! Veja esse vídeo do canal do Vá Ler Um Livro em parceria com a Youtuber Louie Ponto e depois confira nosso post com mais informações!

Cassandra Rios

Cassandra Rios, uma das escritoras lésbicas recomendadasUma das mais conhecidas e importantes escritoras lésbicas. Cassandra publicou seus livros na Ditadura Militar, época que era difícil mulher publicar literatura, e ela ainda por cima lançou suas obras com personagens lésbicas, que não eram marginalizadas.

Dizem que o primeiro romance lésbico com final feliz é “Carol”, de Patricia Highsmith, mas há o boato que existiu um livro da Cassandra antes disso, e que teria sido destruído na época da Ditadura.

 



Nathalia Borges Polesso

Nathalia Borges Polesso, uma das escritoras lésbicas recomendadasGanhou em 2016 o Prêmio Jabuti na categoria ‘Crônicas e Contos’, com o livro “Amora”, com contos lésbicos. Também é autora de “Recortes para álbum de fotografia sem gente”, livro vencedor do prêmio Açorianos 2013, na categoria conto. Nathalia ainda escreveu o livro de poemas “Coração à corda”, lançado em 2015.

 

 

 

Alison Bechdel

Alison Bechdel, uma das escritoras lésbicas recomendadasÉ uma quadrinista que tem duas HQ’s publicadas, inclusive em português. A primeira se chama “Fun Home”, é uma autobiografia dela, e o uma biografia do pai. O pai de Alison é gay, e a relação deles é bem conflituosa. Apesar de gay, ele não conseguia se assumir, e era casado com a mãe de Alison, ao mesmo tempo em que tinha outros relacionamentos extraconjugais. “Você é minha mãe” é a outra HQ, também é uma biografa, dessa vez sobre a mãe de Alison.

 

 

 

 



Sarah Waters

Sarah Waters, uma das escritoras lésbicas recomendadasOutra escritora lésbica bem conhecida, pois tem obras adaptadas para a TV pela BBC. Tipping the Velvet, Fingersmith, Affinity e The Night Watch são algumas de suas obras adaptadas. Sarah sempre coloca uma personagem lésbica em suas as obras, saindo do lugar comum e fora dos estereótipos.

 

 

 

 

 

 

 

Thalita Coelho

Thalita Coelho, uma das escritoras lésbicas recomendadasThalita faz Doutorado e desenvolve pesquisa sobre crítica feminista e estudo de gênero. Está escrevendo um romance com temática lésbica, e possui um tumblr em que escreve crônicas.