4 mães da literatura que foram muito marcantes nas nossas vidas

Procurando mães da literatura? Os livros que lemos estão cheios mães marcantes, personagens que roubam a cena e mostram para que vieram, sempre protegendo os filhos. Às vezes, as relações entre eles são boas, outras nem tanto. Hoje você vai conhecer algumas dessas mães. Confira o vídeo lá no canal do Vá Ler Um Livro e confira abaixo a lista completa.

Mães da literatura que você precisa conhecer

Eva, de Precisamos falar sobre o Kevin

Capa do livro precisamos falar sobre kevin, com uma das mães da literatura

Eva é uma mulher que não planejou ficar grávida, mas aconteceu e Kevin nasceu. Porém, o garoto é um psicopata, e desde a infância tem atitudes macabras. Na adolescência ele é preso, e Eva precisa lidar com a sensação de responsabilidade pelos atos do filho. Será que a culpa é dela, que não o criou da maneira correta? O livro coloca em questão esse tema. A história tem uma adaptação para o cinema, com Eva sendo interpretada por Tilda Swinton.

QUERO ESTE LIVRO



Dona Glória, de Dom Casmurro

capa de dom casmurro, com uma das mães da literatura

Se é para falar de mães da literatura, não podemos esquecer dona Glória. A mãe de Bentinho é superprotetora  e mima demais o filho. Vemos isso refletido na personalidade do personagem principal de Dom Casmurro, que acha que tudo o que quer será dado à ele. Um fato que comprova isso é a promessa feita por dona Glória, de quem Bentinho iria para um seminário virar padre, mas eles acabam “dando um jeitinho” na situação.

QUERO ESTE LIVRO

Sinha Vitória, de Vidas Secas

capa do livro vidas secas, com uma das mães da literatura

Esse clássico da literatura brasileira mostra uma família do sertão indo em busca de uma vida melhor e fugindo da seca e da fome. Sinha Vitória é a mãe dessa família, esposa de Fabiano e mãe de duas crianças. É uma mulher forte e guerreira, que sempre pensa no melhor para os filhos, deixando até de comer para alimentá-los.

QUERO ESTE LIVRO



Molly Weasley, da saga Harry Potter

Molly Weasley, uma das mães da literatura, com sua família

Uma das mãezonas mais famosas da literatura, Molly Weasley acolhe todo mundo. Com 8642 filhos, sempre cabe mais um no coração de mãe dela, como o próprio Harry, que virou um agregado da família. Mas nem por isso ela deixa de dar bronca, pelo contrário, quando é preciso ela sabe colocar a cria na linha. Como na clássica cena que ocorre em Câmara Secreta, em que ela manda um berrador para Rony, passando um sermão por ele ter pego o carro do pai.

QUERO ESTE LIVRO