Browse By

5 escritoras negras que você precisa ler!



O Vá Ler Um Livro, em parceria com a youtuber Ana Paula Xongani, traz uma lista com dicas de cinco escritoras negras para você ler, conhecer outras culturas e aumentar sua visão de mundo.  Que tal antes assistir o vídeo, e depois conferir um resumo sobre as escritoras?

Chimamanda Ngozi Adichie

Chimamanda Ngozi Adichie, uma das escritoras negras que recomendamos

Famosa pelo livro “Sejamos todos feministas”, a nigeriana também é autora de “Hibisco Roxo”, uma obra que mistura autobiografia e ficção, retratando o cenário social, político e religioso da Nigéria nos dias de hoje. Apesar da questão do racismo estar presente em algumas de suas obras, nem sempre isso é o foco. Um exemplo é o livro “Americanah”, um romance que fala também sobre imigração.

Paulina Chiziane

Paulina Chiziane, uma das escritoras negras que recomendamos

Essa autora é de Moçambique, e foi uma das primeiras mulheres a publicar um livro no país. Um dos seus livros mais famosos é “Niketche: Uma História de Poligamia“, onde a personagem principal questiona os costumes de seu país, como a poligamia. O livro também traz muito o tema do feminismo e afetividade.



Carolina Maria de Jesus

Carolina Maria de Jesus, uma das escritoras negras que recomendamos

Uma brasileira na lista, e que possui uma história de vida incrível. Ela era catadora de lixo, e guardava os livros que encontrava, além de escrever diários sobre sua vida na favela. Um dia o jornalista Audálio Dantas descobriu a história de Carolina e a incentivou a publicar seus relatos. “Quarto de Despejo” foi seu primeiro livro publicado, tendo sido lançados mais três livros quando estava viva. Após sua morte mais quatro obras vieram a público, sendo a última, “Onde Estaes Felicidade”, lançada em 2014.

Toni Morrison

Toni Morrison, uma das escritoras negras que recomendamos

Autora de “O Olho Mais Azul”, a norte-americana dividiu o livro por estações. Cada estação (outono, inverno, primavera e verão) conta histórias de determinados pontos da vida dos personagens, não sendo em ordem cronológica. A escritora também traz questões para reflexão, que às vezes o leitor não tem coragem de verbalizar.

Ana Maria Gonçalves

Ana Maria Gonçalves. uma das escritoras negras que recomendamos

A brasileira é autora de “Um Defeito de Cor”, conhecido como “a bíblia do movimento negro”. A escritora teve acesso aos diários de Luísa Mahin, mãe do escritor e Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil, Luís Gama. Nos diários, Luísa contava como queria mudar sua situação enquanto mulher negra brasileira e queria dar um futuro melhor para o filho. “Um Defeito de Cor” é baseado então nesses relatos de uma mulher escravizada.