Browse By

O bissexual nos livros: escritores e personagens bi na literatura

É bem difícil vermos representatividade gay ou lésbica na literatura e nas artes, quem dirá representatividade bissexual. Mas o Vá ler um Livro, junto com a Youtuber Ellora Haonne, reuniu uma lista de personagens, escritores e artistas bissexuais.

Confira o vídeo e depois veja nosso post com um pouco mais da vida dessas pessoas.

Frida Kahlo – pintora

Frida Kahlo, bissexual, e maridopintora Frida Kahlo era bissexual

A pintora mexicana foi casada por muitos anos com o também pintor Diego Rivera, que a traída com diversas mulheres. Diego era mais velho, e segundo a biografia de Frida, escrita por Hydden Herrera, ele não conseguia (ou não queria) satisfazer sexualmente a esposa, e incentivava Frida a ter casos homossexuais. Diego teve até mesmo um caso com a irmã de Frida, e para se vingar, a pintora começou a ter relações com mulheres com quem o marido já havia saído.

 

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Piper Kerman – escritora

Piper Kerman, bissexual, e mulher que inspirou personagem AlexPiper Kerman, bissexual, e marido

Orange is the new black“, série da Netflix, é baseada no livro de memórias de Piper Kerman, que foi presa por lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. A escritora se declara como bissexual, e vemos isso na série, pois a personagem Piper é apaixonada pela personagem Alex. Na vida real, Piper disse que sempre namorou mulheres, e seu marido Larry Smith foi o único homem com quem ela namorou. Ela está casada com ele desde 2006.

 

Simone de Beauvoir – escritora

Simone de Beauvoir, bissexual, e Jean-Paul SartreSimone de Beauvoir, bissexual

Simone começou a ter um relacionamento com o filósofo Jean-Paul Sartre em outubro de 1929. Os dois foram confrontados pelo pai dela, e Sartre a pediu em casamento. Porém, no fim de sua vida, Simone revelou que não tinha dote, por isso o casamento foi impossível. Então os dois apenas mantiveram um relacionamento ao longo da vida, sem casar. Simone era professora, e alguns ex-alunas alegaram que mantiveram um relacionamento com ela. Aí a parte bissexual de sua vida. Algumas inclusive disseram que foram abusadas por Simone, e ela perdeu sua licença para lecionar na França.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Mulher-Gato – personagem de HQ bissexual

Mulher-gato e Batman, ela é bissexualMulher-gato, bissexual, e personagem feminina que ela beijou

Muita gente conhece a Mulher-Gato pro causa do seu envolvimento como Batman, mas na edição 39 de Catwoman, lançada em abril de 2015, ela beijou a personagem Eiko Hasigawa. O fato obviamente causou polêmica, e a roteirista Genevieve Valentine resolveu se pronunciar sobre o assunto e disse que a personagem tem flertado com mulheres por anos, e que a cena não foi uma revelação, mas uma confirmação.

Lisbeth Salander – personagem de livro bissexual

Personagem Lisbesth, bissexual no livro Os homens que não amavam as mulheres

A personagem faz parte da série de livros “Os homens que não amavam as mulheres”, escrita por ‎Stieg Larsson‎ e ‎David Lagercrantz. Além de Lisbeth ser tatuada, ter diversos piercings e visual andrógino, é bssexual. Se você procura uma personagem forte e que foge do padrão, Lisbeth é tudo isso.

 

Todos nós adorávamos caubóis – livro

Livro Todos Nós Adorávamos Caubóuis, que tem uma personagem bissexualA obra conta a história de duas amigas que se reencontram depois de muitos anos e decidem fazer uma viagem de carro que sempre sonharam. Uma das personagens, Julia, é bissexual, e o livro mostra as questões e dilemas dela com um ex-namorado, além de mostrar sua relação com Cora.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Princesa Jujuba – personagem de desenho bissexual

Em “Hora de Aventura” vemos em um episódio a Princesa Jujuba falar que ainda guarda a camiseta da Marceline, e essa inclusive fica vermelha de vergonha quando sabe do fato. E o autor de Hora da Aventura confirmou para a atriz que dubla a Marceline que as duas personagens já tiveram um relacionamento amoroso.

Chuck Bass – personagem de livro

Se você pensou “Que episódio de Gossip Girl eu perdi?” fique tranquilo, você não perdeu nada! É que o personagem Chuck Bass aparece como bissexual apenas na série de livros. Na série de televisão o transformaram em hétero.

Chuck Bass, personagem que é bissexual no livro Gossip Girl

Saiba mais: