Browse By

Epopeia: o que é, definição, conceitos e exemplos de livros na literatura

Epopeia é um estilo de poema épico focado nas ações e nos grandes feitos de um herói. O grande objetivo de uma epopeia é relatar ações gloriosas, heróicas, que sejam dignas de serem lembradas. Ao ler um poema deste tipo, o leitor geralmente passa a criar admiração por este herói e pelo que ele simboliza.


Uma curiosidade interessante este é o estilo de texto mais antigo que existe. O primeiro registro que temos é da Epopeia de Gilgamesh, também traduzida como “O Homem que Viu a Profundeza”, um dos primeiros textos da mesopotâmia.

Principais características de uma epopeia

a odisseia - tipo de epopeiaEsse tipo de narrativa veio diretamente da tradição oral (histórias faladas, e não escritas) e, muito parecido com o que temos no teatro atualmente, a narração pressupõe que existe uma plateia assistindo, aqueles que estarão a espera de saber desses feitos lendários do nosso herói.

Em O Homem que Viu a Escuridão, por exemplo, o poema se inicia com a amizade de Gilgamesh e seu companheiro de aventuras, Enkidu. A grande virada nesse roteiro é a morte de Enkidu.




Depois disso, Gilgamesh começa sua jornada a fim de descobrir o segredo da imortalidade. Ele vive grandes aventuras até encontrar Utnapishtim, conhecido por ser um herói que sobreviveu ao dilúvio, sendo assim, imortal. Mas até encontrá-lo, Gilgamesh tem de enfrentar bestas e monstros terríveis enviados pela deusa Ishtar, que queria se vingar do herói por esse não ter correspondido ao seu amor.

Exemplos de epopeia

Além do famoso texto mesopotâmico, nós temos alguns textos famosos na literatura ocidental, como A Ilíada e Odisséia, que, segundo o que se sabe, foram escritas por um poeta grego chamado Homero.

VEJA TAMBÉM:

Esses textos são muito famosos e seguem o mesmo padrão de contar fatos épicos. A Ilíada foca nos acontecimentos de 50 dias do último ano da guerra de Tróia (que durou dez anos). Já a Odisséia narra a trajetória de Ulysses em sua volta para casa após a guerra de Tróia (que também não foi nada fácil, cheia de turbulências e motivos para adorarmos este herói).

Na literatura portuguesa, o maior exemplo que temos é o poema gigantesco chamado Os Lusíadas, uma homenagem aos feitos dos portugueses durante a época das grandes navegações, que misturam as adversidades vividas pelos homens no mar com os desejos dos deuses gregos (fazendo parte do movimento literário neoclassicista, que recuperava os valores anteriores ao cristianismo, como a filosofia, ciência e mitologia grega).




Essas são as epopeias mais famosas e os grandes exemplos reconhecidos pela literatura mundial. E aí, se animou para embarcar em alguma dessas aventuras?

Saiba mais: