Browse By

Ficção Científica: Entenda o que é, quando surgiu e veja dicas de leituras

cena do filme eu robô, uma ficção científicaUma aventura no espaço, um exército de robôs e carros voadores. O que tudo isso tem em comum? São características de uma produção de ficção científica, ou como também é conhecido, sci-fi (science fiction, em inglês). Preparamos um post especial, explicando quando o gênero começou e indicando algumas leituras nesse estilo!

 



Características de uma ficção científica

Esse estilo tem vários sub-gêneros, veremos alguns mais para frente, e vários temas podem ser tratados em uma obra de ficção científica. Por isso, é bem difícil definir esse estilo. Mas uma das definições mais famosas, e talvez a mais completa, é a feita por Rod Serling, criador da série Twilight Zone:

Fantasia é o impossível tornado provável. Ficção científica é o improvável tornado possível.

Na ficção científica há a presença de mundos, futuros e cenários alternativos possíveis de maneira racional. Ou seja, o autor explica e dá elementos inspirados em fatos reais, para que o leitor entenda de que forma aquela situação ocorre. Por exemplo, não sabemos por que as vassouras de quadribol voam, em Harry Potter, é uma coisa mágica. Mas temos uma ideia de como funcionam as naves de Star Trek, pois são comandadas sempre por um capitão, e o sistema possui semelhanças com coisas que conhecemos, como computadores.

Na ficção científica também podemos ver princípios de viagem no tempo, personagens alienígenas, mutantes, androides, robóticos, universos paralelos, teletransporte, armas a laser, entre outros.

Início da ficção científica

livro as mil e uma noites, com histórias de ficção científicaA ficção científica como conhecemos hoje é baseada na ciência de René Descartes, que foi um filósofo, matemático e físico no século XVII.  Então, antes disso temos na literatura o que podemos chamar de “proto-ficção científica“. O primeiro exemplo desse tipo é o romance “Histórias verdadeiras“, do escritor Luciano de Samósata. A obra foi escrita no século II, e fala de viagem ao espaço, formas de vida alienígena e guerra interplanetária. Alguns contos de “As Mil e Uma Noites“, do século X, também são consideradas obras precursoras da ficção científica que conhecemos atualmente.

 

 




livro frankestein, um dos precursores da ficção científicaConforme ocorreu o desenvolvimento da ciência e da sociedade, surgiram novas formas de literatura. Os livros “Frankenstein” e “The Last Man“, ambos de Marry Shelley, são considerados as bases da literatura de ficção científica do século XVIII em diante.

 

 

 

 

 

 

livro a guerra dos mundos, uma história de ficção científicaOutra obra que ajudou a popularizar o gênero foi “A Guerra dos Mundos“, de H.G. Wells. A história, lançada em 1898, descreve uma invasão marciana, no final da era vitoriana, na Inglaterra.

 

 

 

 

 

 

livro admirável mundo novo, uma história de ficção científica

Outro destaque vai para “Admirável Mundo Novo“, de Aldous Huxley, lançado em 1932. A narrativa se passa em Londres, no ano 2540, onde as pessoas são programadas em laboratórios e treinadas para cumprir seu papel na sociedade.

 

 

 

 

 

 

livro eu, robô, uma história de ficção científicaJá entre os anos 40 e 50, o escritor Isaac Asimov escreveu alguns contos envolvendo robôs. As histórias contam sobre a evolução dos robôs através do tempo, e deram origem às famosas “Três Leis da Robótica”, que dizem que um robô não pode ferir um ser humano, deve obedecer às ordens dos humanos e proteger sua existência, desde que isso não entre em conflito com a primeira e segunda lei. Esses contos podem ser encontrados no livro “Eu, Robô”, que depois serviu de inspiração para o filme com o mesmo nome, protagonizado por Will Smith.

 

 

 



Sub-gêneros da ficção científica

Fantasia científica Onde há a mistura dos dois gêneros. Exemplo: Star Wars, que se passa no espaço e com muita tecnologia, mas há o mistério (fantasia) da força Jedi.

livro star wars, uma história de ficção científica

Distopia: História que ocorre no futuro, com muita tecnologia e onde teoricamente há uma sociedade perfeita. Exemplo: Jogos Vorazes, em que a Capital é um exemplo de sociedade que funciona perfeitamente bem, mas na realidade há diversos problemas nos Distritos.

trilogia jogos vorazes, uma ficção científica distópica

– Cyberpunk: São histórias que possuem alta tecnologia, mas baixa qualidade de vida. Exemplo: Neuromancer, de William Gibson, com inteligências artificiais avançadas. O livro foi lançado em 1984.

livro neuromancer, uma ficção científica

 Ficção científica nos dias atuais

Uma das histórias mais populares de ficção científica dos dias atuais foi lançada em 1979 pela primeira vez. Estamos falando de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de Douglas Adams. O primeiro livro narra as aventuras espaciais do humano Arthur Dent e seu amigo Ford Prefect, um ET que vivia disfarçado na terra.

livro o guia do mochileiro das galáxias, uma história de ficção científica




Como mencionamos, um dos sub-gêneros da ficção científica é o cyberpunk. Obras nesse estilo se popularizaram nos anos 80. Um exemplo é “Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?”, do escritor Philip K. Dick, que foi adaptada para o cinema como “Blade Runner”.

livro androides sonham com ovelhas elétricas?, uma ficção científica

Mais recentemente tivemos, em 2011, o lançamento de “Jogador Nº 1“, de Ernest Cline. O livro foi o primeiro escrito pelo autor, e se passa em 2044, em um mundo com uma crise energética, além de pobreza e destruição. A obra vai virar filme em 2018, dirigida pelo Steven Spielberg.

livro jogador nº 1, uma ficção científica