Browse By

O que é a Biblioteca Nacional? Veja porque ela é super importante

Você já ouviu falar na Biblioteca Nacional do Brasil? Ela fica no Rio de Janeiro, e guarda e preserva a produção intelectual do país, seja um livro, uma música e até mesmo jornal!

Seu acervo é de aproximadamente 10 milhões de itens, sendo a maior biblioteca da América Latina. Por isso foi considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das principais bibliotecas nacionais do mundo.




Como há muito material guardado lá, a Biblioteca Nacional possui laboratórios de restauração e conservação de papel, centro de digitalização, entre outros serviços que garantem que as obras mantidas ali estejam sempre em bom estado.

O Vá Ler Um Livro esteve no local e mostra tudo em detalhes pra você!

História da Biblioteca Nacional

Quando a família Real veio para o Brasil, em 1808, trouxe seu acervo de livros. Os itens vieram em três etapas, e inicialmente a biblioteca foi acomodada nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, próximo ao Paço Imperial.

Como o local não era apropriado para guardar os livros, o príncipe regente determinou que as obras fossem para as catacumbas que haviam servido aos religiosos do Carmo.

As obras para essa nova sede terminaram em 1813, e em 1814 o acervo da Biblioteca Nacional foi aberto ao público. Antes só estudiosos tinham acesso aos materiais.




A Biblioteca Nacional chegou ainda a ter outra sede, na Rua do Passeio, número 60, no Largo da Lapa. Hoje em dia o local abriga a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Como o acervo não parava de crescer, a Biblioteca Nacional teve que novamente ir para outro local. A inauguração da sede atual aconteceu em 29 de outubro de 1910.

Biblioteca Nacional vista de fora

Como registrar obras na Biblioteca Nacional

Biblioteca Nacional por dentroSabia que o registro de obras, tanto literárias como de outras áreas, é feito pela Biblioteca Nacional? Além de livros, você pode registrar composições musicais, desenhos, obras plásticas, programas de computador, cartas geográficas, entre outros!

Para fazer o registro você de um livro ainda não lançado, por exemplo, você deve enviar uma cópia da obra, com todas as páginas numeradas e rubricadas. Se a obra já foi publicada, você pode enviar dois exemplares. O valor para o registro varia de 20 a 80 reais. Veja todas as instruções no site da instituição.

 

Atendimento da Biblioteca Nacional

Entrada da Biblioteca NacionalAlém dos livros, o local também é conhecido pela sua imponente arquitetura e suas obras de arte. Se interessou e quer conhecer tudo isso de perto? A Biblioteca Nacional fica na Avenida Rio Branco, número 219, no Rio de Janeiro. O telefone para contato é (21) 2220-3040. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 09h às 19h, aos sábados das 10h30 às 15h.

 




Saiba mais: