Browse By

O que é a Bienal do Livro? Conheça as maiores do país!

Um lugar onde você pode comprar livros, pegar autógrafos com seus autores preferidos, participar de bate-papos sobre o universo da literatura e ainda conheceu outros leitores. Esse lugar existe, e se chama Bienal do Livro!

Vários estados fazem suas bienais, mas as maiores e mais conhecidas são a de São Paulo e a do Rio de Janeiro, e vamos falar um pouco mais sobre elas.



Bienal do Livro de São Paulo

logo da bienal do livro de são paulo

O evento de São Paulo é organizado pela Câmara Brasileira do Livro, e acontece sempre em anos pares. A 25ª edição vai ser esse ano, de 03 a 12 de agosto. A primeira vez que a Bienal do Livro de São Paulo aconteceu foi em agosto de 1961, mas em 1951 ocorreu um evento com o mesmo objetivo. Foi a 1ª Feira Popular do Livro, também criada pela CBL, e realizada na Praça da República.

No ano de 1996 a feira passou a acontecer no Expo Center Norte, para receber mais expositores e proporcionar maior conforto ao público. Em 2002 mudou novamente, dessa vez para o Centro de Exposição Imigrantes. No ano de 2006 mais uma alteração, dessa vez o evento foi para o Anhembi, onde é realizado até hoje.




Em 2016 a Bienal do livro de São Paulo recebeu aproximadamente 700 mil visitantes, e cerca de 480 marcas estiveram na feira. Além de movimentar o mercado editorial, o evento conta com uma programação cultural que mistura literatura, gastronomia e diversão.

 Bienal do Livro do Rio de Janeiro

logo da bienal do livro do rio de janeiro

A feira do Rio é mais recente, começou em 1983, nos salões do Hotel Copacabana Palace. Hoje em dia se tornou o maior evento literário do país, e é realizado em um espaço de 55 mil metros quadrado no Riocentro.

No ano passado o local recebeu cerca de 680 mil visitantes, mais de 300 autores e diversas atividades, como palestras, bate-papos, espaço para fotos temáticas, além de sessões de autógrafos.