Browse By

O que é booktuber? Conheça mais sobre os booktubers

Você já viu alguém falando sobre algum booktuber por aí? Se você gosta de ler, provavelmente sim. Hoje estamos aqui para tirar suas dúvidas a respeito.

Booktuber, é uma expressão para a definição de quem produz algum canal no YouTube focado em livros e literatura, como é o caso do canal Vá Ler Um Livro. Essa expressão tem origem americana para designar as pessoas que produzem material para o nicho uma vez que é a junção de ‘book’ (livro) e ‘tuber’, sufixo do termo youtuber (aquele que produz conteúdo na internet).


O que faz um booktuber?

booktuber taty leite e guto assisHá muitas pessoas produzindo vídeos sobre variados temas na internet. Há canais de massa (que abordam notícias, comédia, entretenimento em geral) e canais de nicho que podem ser focados em pontos mais específicos, como esportes, música, cinema, literatura, dança, matemática, pneus de carro, enfim: as possibilidades são infinitas.

Um booktuber aborda conteúdos relacionados ao universo literário e existem vários formatos possíveis como resenhas de livros, indicações, entrevistas com autores ou pessoas do mercado editorial, desafios literários, aulas sobre literatura, cobertura de eventos literários e qualquer tipo de formato que seja relevante para esse público.

Atualmente, existem um número grande de booktubers, que formam uma comunidade (o booktube). Esses canais são diversos e atendem todo tipo de gosto. Alguns, abordam livros para o público jovem adulto. Outros são sobre clássicos. Há mulheres, homens, professores, universitários e até jovens leitores usando a internet como ferramenta para compartilhar seu conteúdo sobre o mundo dos livros.



Como ser um booktuber?

Existem alguns requisitos básicos para você ser um booktuber. Antes de qualquer coisa, como qualquer canal, você vai precisar de uma câmera (que pode ser do seu celular ou uma câmera, caso você tenha disponível), um cenário bacana, onde haja boa iluminação (existem luzes profissionais, mas caso você não tenha nada para começar, a luz natural pode ser uma boa maneira de começar), um programa para editar vídeos (existem várias opções, dos mais simples aos mais profissionais) e um foco para o seu canal. Sobre o que você vai falar? Que tipo de literatura você gosta? Que quadros você gostaria de fazer?

Assim que você decidir todas essas coisas, agora você já está pronto para começar as leituras e as gravações do seu canal. Aí é começar a experimentar e testar formatos de fazer o seu conteúdo como booktuber e encontrar o caminho que faz sentido para você e para sua audiência.

Saiba mais: