Browse By

O que é a Câmara Brasileira do Livro? Conheça o trabalho da CBL

Você já viu aqui no Vá Ler Um Livro o que é a Biblioteca Nacional, e que ela guarda o acervo de todos os livros nacionais. Mas você já ouviu falar na Câmara Brasileira do Livro (CBL)?

É uma entidade sem fins lucrativos, que promove o livro e a leitura no Brasil. Isso ocorre de diversas formas, sendo a mais famosa o Prêmio Jabuti de Literatura, que premia as melhores obras literárias a cada ano, e a Bienal do Livro de São Paulo, uma feira de livro que ocorre a cada dois anos e promove a interação entre editoras, autores e leitores.




A CBL também acompanha os diversos projetos de lei no Congresso Nacional, que tratam sobre educação e leitura. Por exemplo, em 2017 a Câmara Brasileira do Livro cobrou o Governo para cumprir seu papel e adquirir mais livros aos estudantes e às bibliotecas públicas.

Outro papel desempenhado pela CBL é incentivar a participação das editoras brasileiras nas feiras internacionais de livros, para fazer com que o conteúdo editorial brasileiro seja visto pelo mundo todo. A Câmara Brasileira do Livro também é a responsável pela metabooks, que produz pesquisas sobre o mercado editorial brasileiro.

logo da câmara brasileira do livro

História da Câmara Brasileira do Livro

O começo da CBL é nos anos 40, em São Paulo, quando um grupo de livreiros e editores começou a se reunir para discutir os problemas do setor de livros e buscar formas de atuar em conjunto. Oficialmente a CBL foi fundada em setembro de 1946, em assembleia realizada na livraria “O Pensamento”, no antigo largo de São Paulo, no centro da capital paulista. A primeira campanha publicitária da CBL foi “livro, presente de amigo”, que tinha como objetivo divulgar os livros nacionais.




Atualmente a Câmara Brasileira do Livro apoia a revitalização e criação de bibliotecas em todo o país, facilita o acesso da população ao livro e à leitura, adiciona competitividade ao setor, entre outros.

Saiba mais: