Browse By

O que é Carpe Diem? Veja exemplos na literatura, cinema e música!



Você talvez já tenha visto a frase Carpe Diem por aí, em algum cacareco ou em alguma tatuagem, mas você sabe o que significa? A expressão veio do latim, e quer dizer “aproveitar o dia”, ou seja, viver o momento e aproveitar o máximo da vida.

expressão carpe diem

A frase “Carpe Diem” aparece no Livro I de “Odes”, escrito pelo poeta Horácio (65 a.C.-8 a.C.). Confira o trecho traduzido:

Tu não indagues (é ímpio saber) qual o fim que a mim e a ti os deuses

tenham dado, Leuconoé, nem recorras aos números babilônicos. Tão

melhor é suportar o que será! Quer Júpiter te haja concedido muitos

invernos, quer seja o último o que agora debilita o mar Tirreno nas

rochas contrapostas, que sejas sábia, coes os vinhos e, no espaço

breve, cortes a longa esperança. Enquanto estamos falando, terá

fugido o tempo invejoso; colhe o dia, quanto menos confia no de

amanhã.

No trecho, o poeta aconselha sua amiga Leucone para aproveitar o momento, já que o império estava se desfazendo. Hoje em dia a expressão tem um significado bom, de otimismo, mas sua origem vem do desespero da iminente destruição do império antigo.



Carpe Diem em outras obras

A frase “Carpe Diem” serviu de inspiração para outros poemas, como “To the Virgins, to Make Much of Time”, do autor inglês Robert Herrick, escrito nos anos 1600. Veja um trecho traduzido:

Reúna os seus botões de rosa enquanto estiverem,

Tempos antigos continuam voando:

E essa mesma flor que sorri pra você hoje

 Amanhã estará morrendo.

A expressão também está presente no cinema, no filme “Sociedade dos Poetas Mortos“, do diretor Peter Weir. Um professor de literatura, interpretado por Robin Williams, debate com os alunos o poema de Herrick, e faz uma analogia com a expressão “carpe diem”. Veja a cena:

Na música, a cantora mexicana Belinda lançou em 2010 um álbum com o título de “Carpe Diem”. As canções desse álbum são mais alegres e positivas do que seu álbum anterior, além de ter algumas músicas com batidas dançantes e letras românticas.

Saiba mais: