Browse By

O que é Hardcover? Veja as vantagens desse tipo de publicação!

Já explicamos aqui no Vá Ler Um Livro o que são os livros brochura (paperback). Hoje você vai saber mais sobre as publicações em hardcover, ou como chamados no Brasil,  capa dura!

Desde que os os livros começaram a se popularizar, sendo produzidos em quantidades maiores e sendo distribuídos a mais pessoas, eles foram feitos em capa dura. Nos Estados Unidos as obras são lançadas primeiro em capa dura, e só depois de um tempo é avaliado se vale a pena lançar o título também em brochura. No Brasil é ao contrário, mas vamos conhecer mais características do hardcover!

Livro hard cover

Pontos positivos do Livro Hardcover

  • Dura mais. Um livro em capa dura vai aguentar firme até o fim! É bem mais difícil você amassar ou estragar uma obra assim. Ou seja, seu livro fica mais bem protegido.
  • A impressão costuma ser de maior qualidade. É quase impossível ver um livro em hardcover com página branca, que cansa mais a vista.  Em obras de capa dura as editoras costumam colocar páginas amarelas, que são mais fáceis para ler.
  • É visualmente mais bonito. Muitas vezes um livro não é só um livro, mas também faz parte da sua decoração. E os livros em capa dura ficam lindos em qualquer estante ou mesa de centro.
  • Os livros infantis são publicados assim. Isso tem a ver com o primeiro ponto, pois como as obras em capa dura são mais resistentes, a maioria dos livros infantis acabam sendo lançados em hardcover, para não ter perigo da criança destruir o livro antes mesmo de ler (ou ouvir) a história.

Livros da saga Harry Potter em hardcover

Pontos Negativos do Livro Hardcover

  • É mais caro.  Esse tipo de publicação costuma pesar mais no bolso do leitor, então se não tiver tanto dinheiro, às vezes não compensa investir no hardcover.
  • É mais pesado. Por causa disso, podem atrapalhar quem gosta de carregar os livros para onde for.