Browse By

O que é metáfora? Definição, exemplos, exercícios – Figura de linguagem

Metáforas estão presentes em várias obras de literatura, em exercícios de vestibular, no jornal, enfim. Usamos essa figura de linguagem (veja uma vídeo aula sobre todas as figuras aqui) para variadas funções. Principalmente para explicar coisas que são difíceis de definir (uma metáfora ou uma comparação podem dar um contexto mais claro do que se precisa definir) ou então para causar algum tipo de efeito em quem está lendo.

Metáfora: conceito do que é e significado

metáfora de A culpa é das estrelas exemploA metáfora é um termo que substitui um outro por causa da sua semelhança com o mesmo. Também podemos considerar a metáfora como uma comparação abreviada, embora seja mais prático (para efeitos de estudo) que comparação e metáfora sejam coisas diferentes.  Explicaremos o motivo dessa ressalva.

A palavra metáfora tem origem no grego, como muitas palavras do nosso vocabulário. Ao que se sabe, é uma versão da palavra grega METAPHORA, que significava algo como “transferência” ou ainda “troca de lugar”, o que é bastante sugestivo.



Exemplos de metáfora com explicação

Ela me encarou e seu olhar era pedra. 

O olhar indicado nessa frase não era uma pedra, mas o autor usa dessa metáfora para expressar a dureza, frieza, indiferença nesse olhar. Este é um caso onde usamos a figura de linguagem para criar um efeito no leitor.

Aquela menina é uma flor.

Aqui a flor é usada quase como um adjetivo da menina. Obviamente, se a menina é uma menina, ela não pode ser uma planta, mas aqui usamos isso para expressar a beleza ou delicadeza da menina descrita na frase.

O Arthur é um doce.

Novamente, temos uma metáfora substituindo um adjetivo. Arthur dificilmente é um doce mesmo, ele é um menino. Mas para expressar algo como bondade, gentileza, simpatia, educação, romantismo (dependendo do contexto, por que, não?), usamos a metáfora.




Aquela mulher é uma cobra! 

Mulher ou cobra? É um senso comum (até por grande influência bíblica) que a cobra simboliza falsidade, mentira, trapaça, enfim. Então quando você encontra esse tipo de frase você sabe que não estamos sendo apresentados a uma cobra de verdade, mas uma pessoa que possui alguma dessas características.

Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita
A Constituição
Mas todos acreditam
No futuro da nação
Que país é esse? (2x)

No trecho da música “Que país é esse?”, quando falam sobre a sujeira para todo lado, não estamos falando do papel de bala que as pessoas (infelizmente) insistem em jogar no chão, e sim dos atos ilícitos, crimes, violência, corrupção que acontecem nesses âmbitos.

Deu pra entender bem?

A diferença entre metáfora e comparação

Por serem muito semelhantes (e cumprirem, basicamente, a mesma missão na linguagem), muitas pessoas confundem os conceitos do que é uma metáfora e o que é comparação.

Isso acontece porque no final das contas as duas são figuras de linguagem que facilitam o entendimento de um texto ou criam o efeito no leitor desejado por quem usou esse recurso.




A grande diferença entre os dois é algo que está na nossa cara e que muitas vezes não damos a devida atenção: os conectivos. Uma comparação se difere de uma metáfora porque ela deixa claro que está comparando alguma coisa. Então, seguindo os exemplos que usamos acima, as coisas ficariam assim:

Ela me encarou e seu olhar era pedra viraria Ela me encarou e seu olhar era frio como uma pedra. 

Aquela menina era uma flor viraria Aquela menina era como uma flor.

E por aí vai…

Por isso, ainda que cumpram funções parecidas na estrutura de um texto, podemos perceber que essa simples diferença já é o bastante para entendermos o que é uma comparação e o que não é.

Exercícios sobre metáfora

Veja alguns exercícios que podem te ajudar a garantir que você conseguiu fixar esse conteúdo sobre figuras de linguagem (o gabarito estará no final do post).

1) Identifique qual das alternativas trata-se de metáfora:

A) Eles morreram de rir daquela cena.
B) Aqueles olhos eram como dois faróis acesos.
C) Ah! O doce sabor da vitória!
D) Aquele velho é uma raposa!

2) (UFPI) Assinale a frase que contém uma metáfora:

a) Nas pedras do cais, via os sinais das amarras das velhas embarcações.  b) Era com saudade que o velho pescador olhava as pedras do cais.
c) Do cais da minha aldeia partiram as inesquecíveis caravelas.
d) As pedras do cais têm o limbo das águas do mar.
e) Todo cais é uma saudade de pedra.




GABARITO

1) D
2) E

Saiba mais: