Browse By

O que é spin-off? Veja o significado e exemplos famosos na literatura

Se você é fã de livros, séries de TV e filmes, provavelmente já ouviu o termo spin-off. Mas o que ele significa?

Também chamado de derivagem e história derivada, o spin-off é uma história originada de algo. Ou seja, há elementos da história original, mas não necessariamente os mesmos personagens ou no mesmo período. O spin-off pode se passar em um período anterior ao da história original, ou depois, e aí ganha o nome de sequência.




Um dos primeiros casos de spin-off que se tem notícia é do programa de rádio “The Great Gildersleeve”, que ficou no ar entre 1941 e 1957, nos Estados Unidos. O programa foi derivado de “Fibber McGee and Molly”, onde o personagem Throckmorton P. Guildersleeve era um coadjuvante, até ganhar seu próprio programa (spin-off).

Livros que são spin-off

Animais Fantásticos e Onde Habitam – J.K. Rowling

livro animais fantásticos e onde habitam, um spin-off de harry potter

Tudo começou com o mundo de “Harry Potter”, mas sete livros foram poucos para explorar esse universo. Por isso J. K. Rowling escreveu o livro “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, uma espécie de guia com explicações dos animais do mundo mágico, lançado em 2011. O livro inspirou o filme de mesmo nome, que também se tornou um spin-off dos filmes de “Harry Potter”. Com o lançamento do longa, em 2016, foram lançados mais alguns livros, como “Animais Fantásticos e Onde Habitam – Guia Dos Personagens”, “Mergulhe na Magia – Os Bastidores de Animais Fantásticos e Onde Habitam”, “Animais Fantásticos e Onde Habitam – Edição Ilustrada”, “A Maleta de Criaturas – Explore A Magia do Filme”, “Animais Fantásticos e Onde Habitam – Edição Ilustrada”, “Animais Fantásticos e Onde Habitam – Guia do Mundo Mágico do Filme”, “Animais Fantásticos e Onde Habitam – o Roteiro Original”, entre outros.

 

Grey – E. L. James

Livro Grey, um spin-off de Cinquenta Tons de Cinza

Quem leu a trilogia “Cinquenta Tons de Cinza” sabe todos os acontecimentos, mas apenas do ponto de vista de Anastasia Steele.  Em “Grey”, a autora mostrou uma nova perspectiva da história, dessa vez do ponto de vista de Christian Grey. Lembrando que o terceiro e último liro da série chega aos cinemas em 2018.



Cinderela Pop – Paula Pimenta

Livro Cinderela Pop, um spin-off de Princesa Adormecida

A história, lançada em 2015, é uma releitura do conto “Cinderela”, e mostra a princesa nos dias de hoje, como uma DJ. O livro é um spin-off de “Princesa Adormecida”, lançado em 2014, onde a Cinderela apareceu como uma das amigas da protagonista.

A Breve Segunda Vida de Bree Tanner – Stephenie Meyer

A breve segunda vida de Bree Tanner, um spin-off de Crepúsculo

Bree Tanner é a personagem principal desse livro, que é um spin-off da série “Crepúsculo”. A menina acabou de se tornar vampira, e a obra mostra seus primeiros meses assim. A personagem apareceu primeiro no livro “Eclipse”.

 

As Crônicas de Bane – Cassandra Clare

Livro As crônicas de Bane, um spin-off de Os Instrumentos Mortais

O livro reúne algumas histórias do feiticeiro imortal Magnus Bane, que aparece na série “Os Instrumentos Mortais“. Nessa obra o leitor conhece fica sabendo de diversos fatos da vida de Magnus, ocorridos em diversos países e períodos da história, do Peru à França. O livro também tem a participação de personagens da série, como Clary, Tessa, Will e Alec.

Séries de TV que são spin-off

Private Practice

Série Private Practice, um spin-off de Greys Anatomy

A série foi ao ar nos Estados Unidos de 2007 a 2013, e era um spin-off de “Grey’s Anatomy“. A trama mostrava a vida da Draª Addison Montgomery, interpretada por Kate Walsh, quando ela deixa o Seattle Grace Hospital para trabalhar em um consultório particular em Los Angeles.

 

Fear The Walking Dead

série Fear The Walking Dead, um spin-off de The Walking Dead

Derivada de “The Walking Dead“, a série foi lançada em 2015 e está hoje na terceira temporada.  Em “Fear The Waling Dead” o telespectador acompanha o início do apocalipse zumbi, com personagens diferentes da série original, na cidade de Los Angeles.

 

Better Call Saul

série Better Call Saul, um spin-off de Breaking Bad

A história, lançada em 2015, está na terceira temporada e é originada da série “Breaking Bad”, que terminou em 2013. Os eventos da série acontecem a partir de 2002, e contam a história do advogado ames Morgan “Jimmy” McGill, seis anos antes ele aparecer em “Breaking Bad”.



Once Upon a Time in a Wonderland

série Once Upon a Time in Wonderland, spin-off de Once Upon a Time

Lançada em 2013, a história teve apenas uma temporada. A série era um spin-off de “Once Upon a Time”, e girava em torno do conto de fadas “Alice no País das Maravilhas”. Uma curiosidade: a trama contou com a participação de Millie Bobby Brown (a Eleven de Stranger Things) em dois episódios, interpretando a Alice quando criança.

 

The Originals

série The Originals, um spin-off de The Vampire Diaries

Nesse spin-off os fãs de “The Vampire Diaries” podem acompanhar a história dos vampiros Originais, família Mikaelson, na cidade de Nova Orleans.  A série foi lançada em 2013, e terá sua quinta e última temporada em 2018.

Saiba mais: