Browse By

O que são audiolivros? Veja sites para baixar e ouvir!



A maioria das pessoas lê livros físicos, outras preferem e-books. Mas há uma terceira opção na hora de conhecer uma história, e que pouca gente conhece: são os audiolivros (ou audiobooks).

São livros lidos por profissionais, que transmitem com a voz a emoção necessária para determinados trechos da história. Podem ser lidos também por voluntários, geralmente para o auxílio de deficientes visuais.

áudiolivros

O começo dos Audiolivros

O primeiro conceito de audiolivro veio na década de 20, no Reino Unido, com a ideia de incluir os deficientes visuais no mundo literário. O Royal Institute for The Blinde (Instituto Real para Cegos) começou a testar algumas possibilidades para gravação de leituras de livros.

Mas só em 1934, nos Estados Unidos, o primeiro audiolivro foi gravado. Alguns trechos da bíblia fizeram parte das primeiras gravações. Em 1935, o Instituto Real para Cegos montou um estúdio improvisado no Reino Unido e distribuiu os audiolivro (que na época eram conhecidos como “talking book”) para deficientes visuais.

Mas na década de 40, por causa da Segunda Guerra Mundial. os estúdios foram destruídos. Porém, foi feita uma parceria com a American Foundation for the Blind (Fundação Americana para Cegos) e a produção continuou.



Formatos de Audiolivros

Os audiolivros começaram sendo gravados em disco de vinil, o que era bastante trabalhoso, pois cada lado do disco só suportava 25 minutos de gravação.

fonógrafo já foi usado para ouvir audiolivros

No final dos anos 40 a fita magnética veio substituir os dicos de vinil, pois o espaço para gravação era maior. No fim da década de 60 surgiram as fitas cassetes, que eram mais leves e compactadas. Elas foram as preferidas até a década de 80, quando surgiu o CD.

cd é um dos formatos de áudiolivros

Audiolivros nos dias de hoje

Atualmente você pode encontrar audiolivros à venda nos principais sites de vendas, como Submarino, Saraiva e Amazon, além de encontrar opções gratuitas ou à venda  em sites como LibriVox, Universidade Falada, Livraria Falada e Loyal Books.