Browse By

O que são fanfics? Conheça a origem e descubra onde ler!

Hermione namorando Draco Malfoy? Selena Gomez e Faustão se pegando? Isso tudo acontece, no mundo das fanfics! Quer saber mais sobre esse tipo de história? Fizemos esse post especialmente para você, explicando tudo!

Fanfic é abreviação de fan fiction, que traduzindo significa ficção de fã. São histórias criadas por fãs, baseada em personagens de livros, séries, filmes, personalidades da mídia etc. Não há limite para a imaginação dos autores de fanfics, e eles criam um “universo paralelo” àquele da história original.



Origem das fanfics

Arte de uma pessoa pensando em escrever fanfic

Não se sabe exatamente quando a primeira fanfic foi criada, mas tudo leva a crer que as primeiras histórias desse tipo surgiram nos anos 70, nos Estados Unidos, com os fãs de Star Wars. Eles publicavam fanzines (espécie de revistinha feita por fãs) com histórias da saga.

No Brasil as fanfics chegaram depois do lançamento do filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, em 2001. Esse tipo de conteúdo já recebeu também outro nome, por fãs de novelas mexicanas como Rebelde: web novela. As histórias fizeram bastante sucesso na época do orkuk, mas na prática era o mesmo que fanfic.

Onde ler fanfics  – sites e aplicativo

Há diversas plataformas em que você pode postar e ler fanfics. Separamos algumas:

Nyah! Fanfiction

Wattpad

Spirit

Luvbook



Fanfics que viraram Livros

Algumas fanfics fazem tanto sucesso que foram publicadas! Listamos algumas:

– 50 Tons de Cinza: Provavelmente essa é a mais famosa. Você sabia que o casal Anastasia e Christian foi inspirado em Bella e Edward? Para quem leu os dois livros dá para perceber algumas semelhanças, certas cenas são bem iguais!

Livro 50 tons de cinza, um dos muitos exemplos de fanfics

– After: Essa história foi baseada no grupo One Direction, e o integrante Harry Stiles foi a inspiração para o par da protagonista. Os outros músicos do grupo, Zayn, Niall, Louis e Liam, também aparecem na trama.

Livro After, um dos muitos exemplos de fanfics

– Sábado à Noite: Uma obra nacional! Essa fanfic/livro também foi inspirada em uma banda, o McFly. A trama se passa em um colégio, onde há bailes todos os sábados à noite, e a atração é uma banda de mascarados que sempre toca. O vocalista acaba chamando a atenção da personagem principal, Amanda, e ela sente que todas as músicas foram feitas para ela.

Livro Sábado à noite, um dos muitos exemplos de fanfics




– A Fada: Mais um produto nacional! Dessa vez a obra foi inspirada em Harry Potter. Temos algumas semelhanças, como a cidade de Londres, uma protagonista órfã e um mundo mágico. E como o nome do livro diz, a personagem principal é uma fada.

Livro A Fada, um dos muitos exemplos de fanfics

Fanfics infringem direitos autorais?

Por algumas histórias envolverem personagens que fazem parte de uma obra, surge a dúvida. A verdade é que se o autor/criador quiser, é possível processar o responsável pela fanfic. Porém, como há diversos sites na internet que fazem isso e os custos judiciais seriam imensos, então geralmente esse tipo de publicação é liberada. Outro fator que conta é que os autores das fanfics não pretendem ganhar dinheiro com isso, e fazem apenas por hobby. Além do mais, são pessoas que são fãs de determinado quadrinho/game/série etc, e consomem o produto original. Ou seja, no final, a fanfic serve para fazer publicidade daquela obra!