Browse By

Poesia concreta: Resumo, Características, Contexto Histórico e Principais Autores

Já ouviu falar de poesia concreta? Não? Então hoje é a sua oportunidade de entender o que é e como surgiu! Vamos ver esse vídeo do canal do Vá Ler Um Livro antes, e depois ler o post?

Resumo e características da poesia concreta

É a poesia que elimina os supérfluos, usa a imagem e apela para o visual. É importante não confundir com a poesia parnasiana, que era a arte pela arte. A poesia concreta tem um significado e função, mas tem um formato específico.

É uma literatura que depende exclusivamente do leitor. Isso mesmo! É uma poesia visual e de interpretação, ou seja, cada pessoa vai tirar sua conclusão sobre a poesia concreta.


exemplo de poesia concreta

exemplo de poesia concreta

Contexto Histórico da poesia concreta

A poesia concreta começa nos anos 50, época em que o presidente do Brasil era Juscelino Kubitschek, também conhecido como JK (Não vamos confundir com J.K. Rowling!). O Rio de Janeiro deixou de ser a capital do Brasil, e Brasília estava sendo construída para virar a capital.

JK, presidente na época do surgimento da poesia concreta

Quem fez o projeto de planejamento de Brasília foi o arquiteto Oscar Niemeyer, o mais famoso do país. A arte concreta começa na arquitetura, e inclusive Niemeyer falava sobre apreciar as curvas e o visual. Por isso mesmo seus projetos são sempre bem “diferentões”.

O lema do governo JK era “50 anos em 5”, então isso acabou influenciando na literatura também, pois o clima era de crescimento rápido, acelerado. Além da inspiração na nova cidade Brasília.

Oscar Niemeyers, arquiteto famoso no começo da poesia concreta

 

Verbo voco visual e autores na Poesia Concreta

Como já dissemos o que importa é o visual, o uso de poucas palavras, e a interpretação do leitor. Isso é chamado de verbo voco visual.

Alguns dos autores desse tipo de poesia são Aroldo de Campos, Augusto de Campos (que são irmãos), Décio Pignatari e Ferrera Goulart.

exemplo de poesia concreta

Dentro da poesia concreta também temos algo conhecido como poesias-práxis. Nesse tipo de poesia a interpretação fica mais fácil, e não depende tanto do leitor.

poesias-práxis, que faz parte da poesia concreta

Saiba mais: