Browse By

4 séries da Netflix baseadas em livros para quem ama ler

Muita gente está de férias ou com o trabalho mais tranquilo, então chegou aquela hora de ativar a posição mais confortável que encontrar, abrir a Netflix e assistir a várias séries!




Com isso em mente, pra te ajudar nessa importante decisão, separamos uma lista com algumas séries da Netflix que foram adaptadas a partir de livros! Aproveitamos pra contar um pouco sobre cada uma, mas se pudermos te dar uma dica antes: Assista tudo o que puder!

 

+ BATES MOTEL (Psicose – Robert Bloch)

Imagine um livro tão bom que você sente a necessidade de adaptá-lo para o cinema e, ainda, comprar todos os exemplares disponíveis pra que ninguém saiba o final daquela história maluca que você acabou de ler? Isso foi o que aconteceu quando Alfred Hitchcock leu um exemplar de Psicose, do autor Robert Bloch. O diretor ficou tão apaixonado pela história que fez um filme com o dinheiro do seu próprio bolso, mesmo com ninguém acreditando que daria certo matar a protagonista nos primeiros segundos da história.

O filme, que tem o mesmo nome do livro, não está disponível na Netflix, mas o foco aqui é a série”Bates Motel”, que retrata a vida do serial killer Norman Bates na sua adolescência. A ideia é mostrar a vida da família Bates antes da trama que acontece no livro de Bloch e no filme de Hitchcock.

Estreando em 2013, a série tem 5 temporadas e está disponível até a quarta na Netflix. Enquanto isso, vale a pena ler o livro pra entender um pouco mais sobre um dos maiores psicopatas da história (aliás, o protagonista foi inspirado em um assassino de verdade. Mas, isso fica pra outro post).




+ ALIAS GRACE (Vulgo Grace – Margaret Atwood)

Alias Grace, uma das séries da Netflix

Depois do sucesso de “The Handmaid’s Tale” (O conto da Aia), que adaptada pela serviço de streaming Hulu ganhou 8 prêmios Emmy em 2017, outra obra da escritora Margaret Atwood ganhou adaptação, dessa vez distribuída pela Netflix. Alias Grace“, do livro “Vulgo Grace”, conta a história de dois assassinatos e possíveis dois assassinos: James McDermott e Grace Marks.

Baseado em fatos reais, apenas o garoto de então 20 anos foi condenado à forca, por matar à tiros seu patrão Thomas Kinnear e à machadadas a governanta Hannah Nancy Montgomery. Em julgamento, a garota Marks (que tinha apenas 16 anos) foi capaz de convencer o júri a uma prisão perpétua ao invés de corredor da morte.

Algumas teorias rondam este caso, mas qualquer que seja a realidade, tanto no livro quanto na série há debates importantes sobre a mente humana e também sobre a sociedade. A primeira e (por enquanto, única temporada) está completa na Netflix. Sobre os livros, todas as obras de Atwood estão sendo relançadas pela editora Rocco e valem a pena em cada linha.

+ SHERLOCK (Sherlock Holmes – Conan Doyle)

Não só de séries vive o Brasil, mas também de memes. E foi de um personagem bem icônico que saiu a piada mais cínica da internet:

O detetive mais famoso do mundo (ele até aparece no Guiness Book como o personagem de filme mais retratado) é criação do escritor britânico Arthur Conan Doyle. Originalmente, Holmes começou sendo publicado em uma revista e, fez tanto sucesso, que apareceu em mais de 50 contos e em 4 livros. Apesar de em sua história original se passar no século XIX, na adaptação Sherlock, vemos uma Inglaterra atual com detetives que auxiliam a Polícia Metropolitana de Londres.

Sherlock Holmes, uma das séries da Netflix

Disponível no Netflix, a adaptação fez tanto sucesso que se tornou o drama mais assistido do Reino Unido, com vários prêmios como Globo de Ouro e Emmys. Sobre os livros, aqui no Brasil, a editora Harper Collins fez um box poderoso e lindo com a coleção completa.

box de livros Sherlock Holmes, que foi adaptado e é uma das séries da Netflix

+ MINDHUNTER (MindHunters – John E. Douglas e Mark Olshaker)

Mindhunter, uma das séries da Netflix

Imagine se você trabalhasse no FBI e tivesse a oportunidade de entrevistar os maiores psicopatas da história pra entender como funciona a mente de cada um deles. E, pra deixar ainda mais específico, no final dos anos 70, época com nomes ativos como Charles Manson, Ed Kemper e Ted Bundy.




A série, por sua vez, se passa em 1977 e retrata Holden Ford e Bill Tench, agentes que iniciam esse projeto de conversas para entender os padrões de comportamento de assassinos em série, junto com a Dra. Wendy Carr (que, inclusive, acabaram publicando – em 1991 – um manual de classificação criminal para ajudar o FBI).

séries

A série está completa no Netflix e o livro pode ser comprado aqui.

Estas foram nossas recomendações de séries baseadas em livros da Netflix para você curtir seu tempo livre fazendo uma super maratona literária de seriados.

Leave a Reply